O PDCA no Planejamento

COMPLETA E EFICIENTE!

PDCA é um dos métodos mais conhecidos e utilizados para o desenvolvimento do planejamento estratégico de forma eficiente nas empresas.
Toda empresa tem como finalidade aferir lucro, no entanto, o meio empresarial torna-se cada vez mais competitivo e eis que a empresa deve apresentar um diferencial, a excelência. Dessa forma, os objetivos da gestão poderão não somente sair do papel, mas como também ter seu processo de execução monitorado para que não se percam no caminho. A utilização do ciclo no ambiente organizacional é um caminho possível para melhorar os resultados e alavancar o desempenho da empresa.
No mercado onde predomina a competitividade, o planejamento estratégico faz toda a diferença, onde um bom planejamento pode levar a empresa não só ao aperfeiçoamento de seus processos, mas também à redução de custos e consequentemente maximização de lucratividade.

MAS POR QUE ELE É IMPORTANTE?

Porque possibilita a identificação de falhas! É essencial medir seus resultados estatisticamente, com dados concretos, para poder gerenciar e repetir os melhores processos ou evitar os que não geram resultados. Ele pode ser usado tanto como método de implantação de novas ideias quanto para solução de problemas. O PDCA pode ser desdobrado em todos os níveis de uma organização, desde a direção até a operação.

1ª etapa: PLANEJAMENTO

Sua ordem lógica começa com o PLAN, que foca na parte estratégica. O objetivo aqui é levantar e analisar informações para estabelecer objetivos e metas.
É importante elaborar um plano/estratégia que resolva os problemas encontrados, desenvolvendo-os com base nos valores e diretrizes políticas da empresa, para depois levar em consideração o estabelecimento dos objetivos pretendidos com o ciclo, a escolha do caminho a ser percorrido para que os objetivos sejam atingidos e a definição dos métodos que serão utilizados para chegar a isso. Além dessas fases, no planejamento é escolhida a equipe que fará parte do processo, incluindo os líderes de cada um.

2ª etapa: EXECUÇÃO

Na fase DO, é onde se coloca em prática tudo o que foi analisado pelo Planejamento. É importante que o Planejamento tenha sido feito devagar e detalhadamente para que não ocorram falhas no resto do processo.
É uma das partes mais importantes do ciclo e deve ser analisada de perto para que não ocorram falhas no método selecionado. É importante anotar todos os resultados (bons ou ruins) e a data de quando ocorreram, além de comunicar e treinar os colaboradores selecionados para as ações e seus prazos, podendo ser utilizadas técnicas de treinamento.

3ª etapa: VERIFICAÇÃO

No CHECK, é onde acontece a análise do que foi executado. Ou seja, é a fase em que ocorre a verificação dos resultados obtidos com o plano de ação escolhido. É importante verificar se o que foi planejado já está sendo implantado, além de comparar os resultados entre o antes e o depois e o desenvolvimento do atingimento da meta proposta. Se os resultados colhidos na verificação não forem satisfatórios, é recomendado que se retorne à fase de Planejamento, na de Observação do Problema.

4ª etapa: AÇÃO

ACT, são tomadas as ações corretivas para solucionar os problemas que foram verificados durante o processo. Aqui se corrigem as falhas encontradas no processo anterior para que sejam investigadas suas causas, evitando que elas ocorram novamente. Depois de solucionar essas falhas, o processo deve começar de novo. O Ciclo PDCA deve ser sempre retomado, para o constante aprimoramento dos processos e práticas.

Uma ferramenta imprescindível ao gerente de projetos!

Usando esse método de forma preventiva e contínua, ele auxilia na identificação de possíveis melhorias nos processos, evita decisões impulsivas tomadas pela equipe e desperdícios de recurso, além de priorizar a medição de dados e resultados essenciais para o bom gerenciamento.
O ciclo precisa ser um processo contínuo! Suas fases devem estar em constante desenvolvimento e não devem ser abandonadas. Quando um ciclo acabar, outro deve começar. Só dessa forma as melhorias dos processos e das atividades serão cumulativas e visíveis para toda a organização.
Agora que você já sabe o passo a passo do Ciclo PDCA, é hora de aplicar para obter melhores resultados. O Planejamento estratégico de vida e de negócio é o caminho mais rápido para conquistar seus objetivos financeiros, pessoais e profissionais, mesmo que você ainda não saiba qual o primeiro passo, você pode encontrar e da o primeiro passo No PlaneJá19, ferramentas e técnicas para fazer um planejamento estratégico anual e orientado a resultados, compreendendo metas e um plano de ação..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s