MÉTODO QUE IRÁ MELHORAR A GESTÃO DE PRODUÇÃO DA SUA EMPRESA!

MÉTODO QUE IRÁ MELHORAR A GESTÃO DE PRODUÇÃO DA SUA EMPRESA!

Você já imaginou utilizar uma metodologia industrial japonesa na organização das tarefas da sua casa? Impossível? Pelo contrário: muito simples! Essa palavra de origem japonesa, que pode ser traduzida como “cartão” ou “sinalização” e representa um sistema que objetiva aumentar a eficiência da produção de uma empresa e, portanto, é essencial nos dias de hoje.
Também conhecido como Gestão Visual, Sistema Toyota ou Sistema Just in Time, o Kanban surgiu no Japão, mais precisamente dentro da Toyota Motor Company na década de 70. A ideia básica era minimizar atrasos a partir do desenvolvimento de um método que coordenasse a produção de peças com as demandas.
O Kanban é um quadro que controla as atividades de uma indústria, escritório ou até da sua casa.
Você deve estar se perguntando: o método utiliza post its, aqueles cartõezinhos coloridos tão utilizados em nosso dia a dia? Exatamente! A ideia central do método é muito simples e o material utilizado de fácil acesso, já bem difundido no cotidiano das empresas e escritórios.

Os dois tipos de Kanban

Existem dois modelos básicos de Kanban bastante utilizados nas indústrias, mas que podem ser aplicados com sucesso no cotidiano empresarial: o de produção e o de movimentação.
É dividido em três fases:
to do: tarefas a serem feitas;
doing: tarefas sendo executadas;
done: tarefas concluídas.
Em cada uma das seções são afixados os cartões, que costumam conter uma breve explicação da tarefa, como o prazo para ser iniciada e finalizada e o nome do funcionário responsável.
Pode ser desenvolvido um software online, uma planilha ou até mesmo usar um quadro de post-its.
As cores dos cartões também são muito importantes para o quadro, e podem seguir os mesmos princípios de um semáforo. Os cartões verdes indicam que o fluxo de produção está fluindo bem, o amarelo significa atenção às demandas, e o vermelho mostra que a situação está critica. Como já dissemos, é possível adaptá-lo as necessidades da empresa, adicionar cores ou mudar o sentido para cada uma.

Quando o método surgiu, utilizavam-se murais e cartões coloridos e sua destinação era basicamente para a linha de produção industrial. Atualmente, o Kanban foi difundido e possui aplicações interessantes em diversos segmentos do mercado.
Diante de tantas informações, mensagens, e-mails, planilhas, lista de tarefas e relatórios a serem checados e acompanhados, reunir todos eles em uma informação visual única e simples de ser interpretada é algo que atraiu inúmeros gestores.
A aplicação mais comum nos dias de hoje é por meio de um quadro branco divido em três etapas (a fazer, fazendo e feito) e a afixação dos Post-its de acordo com o desenvolvimento da tarefa.
Portanto, ele pode ser utilizado para o acompanhamento de qualquer estratégia e setor de uma empresa, desde o acompanhamento de estoque à elaboração e criação de projetos de marketing.

IMPLEMENTE O KANBAN EM SUA EQUIPE, EM QUATRO PASSOS!

1. Equipe: É importante que a equipe esteja preparada para assimilar os conceitos e princípios do kanban. Apresente os conceitos, princípios, e um exemplo básico de uso do kanban e dos benefícios que a equipe poderá obter com seu uso;
Uma equipe capacitada funciona bem com qualquer ferramenta, enquanto que uma equipe incapaz geralmente falha utilizando até mesmo o melhor dos métodos.
Tendo entendido o básico da ferramenta, é possível construir o kanban que mais irá atender as necessidades da sua equipe;
2. Identificando Estágios do Trabalho
Identifique os Estágios de Trabalho que sua equipe segue para concluir um produto, projeto ou serviço. O fluxo mais comum começa em “TO DO” e termina em “DONE”, geralmente com “WIP” (Working In Progress) no meio, mas pode ser alterado para o que melhor se adaptar ao seu contexto
Com o quadro montado e as regras definidas e claras para todo o time, é possível avançar para a parte mais importante do kanban: a priorização do trabalho. A priorização é especialmente importante, pois mantém o foco do que realmente se deve fazer em primeiro lugar, que vai entregar valor primeiro para o cliente ou para a organização.
3. Priorização
Mantenha um controle constante do que é prioritário identificando, sempre que possível, mudanças na ordem ou novos cartões que sejam necessários. Dessa forma você melhora a qualidade e reduz os custos, eliminando/adiando o trabalho desnecessário.
Finalmente, é bastante importante ter métricas o fluxo de trabalho, principalmente para atingir a melhoria contínua.
4. Medição e Melhoria Contínua
Simule os riscos durante a execução do trabalho, procurando encontrar os gargalos antes que eles apareçam. Isso ajuda a determinar planos de ação preventivos, que diminuem consideravelmente os riscos. Existem tanto métodos de simulação como ferramentas automáticas que ajudam nessa tarefa;
Para atingir a melhoria contínua adaptação é a palavra-chave. Não cometa o erro de achar que aquele kanban que você e sua equipe montaram no início vai permanecer igual para sempre. É necessário mente aberta para identificar oportunidades de melhoria, como, por exemplo, adaptar o fluxo com mais ou menos estágios ou aprender a priorizar o que gera mais valor.

BENEFÍCIOS DO KANBAN

O método Kanban pode ser aplicado em qualquer área de sua vida que precise ser organizada. Porém, seus benefícios variam de acordo com seu objetivo. Os seguintes aspectos são as principais vantagens na utilização desse sistema:
Aumento da capacidade produtiva
Sincronização e alinhamento da produção e do abastecimento entre os departamentos
Flexibilidade de programação
Redução de inutilizações e outras perdas
Previsão de problemas precoces de qualidade
Percepção de gargalos de produção ou de abastecimento

EMPREEDEDORISMO

O Kanban é uma estratégia utilizada há quase 50 anos para fazer com que as linhas de produção e processos empresariais se tornem mais eficientes de acordo com sua demanda e giro, portanto, em um procedimento extremamente flexível, mas que pressupõe organização e cronograma. A técnica ganhou as linhas produtivas de todo o mundo por se apresentar de uma maneira bastante simples e barata de se aplicar com ótimos retornos e aumento de rendimento e eficiência.
Método de Indicadores de acompanhamento EPK: Trace estratégias eficientes, crie processos para viabilizar as estratégias e estabeleça os principais indicadores para acompanhar a performance dos processos e a implementação da estratégia no dia a dia. Dia 7 e 8 de Dezembro de 2018 Coloque na sua agenda como “O Dia Que Você Irá Iniciar as Conquistas das Suas Metas e Objetivos de Vida Pessoal e Profissional e passar para o Próximo Nível”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s