Indicadores Financeiros: veja quais você deve acompanhar!

É muito importante para quem tem um negócio verificar, de forma objetiva, como está o andamento da empresa.
Em meio a um mercado cada vez mais concorrido, empresas que não possuem uma rigorosa mensuração de seus resultados podem vir a perder completamente o controle financeiro e assim enfrentar dificuldades para manterem as suas atividades.
Para elucidar essa questão, elaboramos este artigo para abordar o principal objetivo dessa análise e explicar como ela funciona. Falaremos sobre os principais indicadores utilizados para calcular os rendimentos do seu negócio, bem como a importância de acompanhá-los periodicamente.
Apesar de entender a importância desta avaliação de resultados, muitos empresários não possuem uma visão exata a respeito de quais indicadores financeiros realmente devem ser analisados, devido ao fato de não possuírem tanta experiência em relação à gestão financeira de seus negócios e nem um sistema de gestão empresarial, o que faz com que acabem controlando as finanças muitas vezes de uma forma manual.
Se você pretende aperfeiçoar os ganhos da empresa, reduzir custos e melhorar seu funcionamento como um todo, continue a leitura!.

Indicadores Financeiros?

São do que métricas de desempenho, que são obtidas por meio dos mais variados demonstrativos financeiros que envolvem uma determinada empresa. Uma boa empresa passa, necessariamente, por uma administração financeira de qualidade. Essa boa gerência de recursos é fator determinante para uma gestão eficaz, pois a alocação eficiente de fundos diminui riscos, aumenta os lucros e dá um horizonte sobre investimentos e perspectivas de crescimento para o futuro.
Os principais objetivos desses indicadores é fornecer aos empresários uma boa base de dados para a tomada de decisão, é importante que as informações relativas ao aspecto financeiro sejam analisadas de forma clara, objetiva e periódica.

Quais são os mais importantes?

Agora que já falamos da importância e função dos indicadores financeiros, é importante que você saiba que há diversos deles.

Ticket Médio

O ticket médio representa o valor médio de cada cliente ou venda.
Mas, afinal, como realizar o cálculo do ticket médio? É bastante simples, basta fazer a divisão do valor total de vendas sobre o número total de vendas. Quando ele apresenta um alto valor, você consegue, com menos clientes, obter um resultado melhor.
Há, também, a possiblidade de calcular o ticket médio de acordo com cada cliente (considerando-o não como um indivíduo, mas como um segmento). Isso possibilita o conhecimento sobre aqueles que são mais rentáveis e que dão maior retorno ao negócio.

Controle Orçamentário

O orçamento é um dos principais indicadores da saúde da empresa e, por isso, um dos mais utilizados. Trata-se de uma ferramenta de gestão, pois necessita de acompanhamento para averiguar o cumprimento de metas, utilização eficiente de recursos e, quando necessário, mudança de atitude para corrigir a rota e redirecioná-la para o objetivo inicial. Este indicador é usado para prever e estipular as receitas de forma prévia e planejada, baseando-as em dados concretos e não em expectativas intuitivas.
Dessa forma, os recursos são alocados de forma mais objetiva e eficaz, permitindo a realização dos objetivos do negócio.

Resultado Líquido

Resultado líquido nada mais é do que o lucro. Assim, o resultado líquido é o lucro líquido da empresa depois de considerados os custos das vendas, os custos operacionais, os custos de financiamento da empresa, custos extraordinários, impostos sobre o rendimento e qualquer fatia dos lucros que caiba aos minoritários de participadas.
Por fim, é conveniente quando se olha para o resultado líquido, de em que medida este resulta de operações não recorrentes. É igualmente importante ter a noção de em que medida se encontra afetado favorável ou desfavoravelmente.

Indicadores de atividade

São indicadores responsáveis por avaliar o quanto a sua empresa leva de tempo para transformas as contas em vendas ou caixa.

Índice de Cobertura de Juros

Este indicador mostrará o quanto a empresa será capaz de saldar dos juros contratuais de suas dívidas e empréstimos sem gerar comprometimento no valor gerado em caixa.
Com esse indicador, será possível ter uma melhor ideia da influência dos juros e dívidas sobre seus negócios e traçar estratégias para diminuir o impacto sobre o seu caixa.

Custos Fixos e Variáveis

Os custos fixos são todos os gastos padronizados de uma empresa. Isto é, aqueles que se mantém estáveis e poderão ser projetados futuramente no processo de controle de contas empresariais. Como exemplos de custos fixos, pode ser citada a taxa de aluguel de um escritório, gastos com limpeza e segurança ou o pagamento de impostos, dentre outras despesas.

Já os custos variáveis podem sofrer variações de acordo com a demanda e volume de produção da empresa. Podem ser classificados como custos variáveis os produtos adquiridos para o estoque, que podem apresentar variações de um mês para outro de acordo com a necessidade ou então os gastos com o concerto ou manutenção de um determinado equipamento utilizado para as questões operacionais, que são totalmente imprevistos.

Devo acompanhar os indicadores financeiros com frequência?

Sim. Eles não podem ser esquecidos analisar a empresa por meio de indicadores financeiros é a forma mais eficaz e profissional de gerenciamento. Um instrumento de gestão e, portanto, é necessário acompanhamento. Eventualmente, será necessário, também, refazer e recalcular estes índices, garantindo melhores resultados e correções em alguns aspectos que não estejam indo tão bem.
Para acompanhar adequadamente a gestão desses recursos, é preciso conhecer os principais indicadores financeiros de uma empresa. Após conhecermos todos esses indicadores financeiros de uma empresa, fica claro que, independente do porte dos negócios ou o do seu mercado, é essencial para qualquer empreendedor conhecê-los profundamente e saber interpretá-los corretamente. Com isso, será muito mais fácil entender a situação de uma organização para, posteriormente, criar estratégias e definir planos de ação para melhorar os resultados em longo prazo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s