Inovação de Processos: saiba como abandonar métodos antigos!

Atualmente, qualquer empresa pode interagir com seus clientes e responder e-mails com aparelhos que cabem na palma da mão a qualquer hora e lugar. O desenvolvimento de tecnologias é um fator fundamental para melhorar nosso dia a dia.
Quando questionados se sua empresa é inovadora, muitos empresários e empreendedores respondem o óbvio: “Sim, com certeza!”. Mas antes de nos precipitarmos e aceitarmos essa resposta como verdadeira precisamos entender alguns conceitos bastante básicos sobre inovação e responder algumas questões.
A inovação de processos é algo que acontece em todos os setores de nossa sociedade. Como gestor, você precisa estar atento a essas novidades e aplicar novos conceitos em sua empresa. O crescimento das startups e a criação de novos nichos comerciais fomentam a quebra de paradigmas no mercado. É comum relacionar esse tema a gestões empresariais milionárias do Vale do Silício, por exemplo.

PENSAR FORA DA CAIXA

Uma das principais histórias contadas por algumas empresas e empreendedores, que não devemos tomar como verdade absoluta, é que inovar custa caro.
Investimos dinheiro e recursos para melhorar nosso produto e deixá-lo melhor do que os dos concorrentes, mas ainda assim as vendas não aumentam e ouvimos constantemente o cliente dizer que vai trocar de fornecedor, mas afinal de contas, o que pode estar acontecendo.

Você está inovando quando consegue fazer dinheiro com:
1 a criação de algo “novo” como um bem, serviço ou processo que ainda não existe;
2 a melhoria significativa de um bem, serviço ou processo; ou
3 a adoção de uma ideia que já existe em outro lugar ou aplicação;
É importante compreender que só existe inovação quando conseguimos gerar direta ou indiretamente resultado para a empresa. Muitos profissionais acreditam que a inovação de processos acaba por aqui. Entretanto, ela exige a melhoria contínua das atividades realizadas. É preciso analisar resultados e ver como o mercado se adapta àquilo que sua empresa oferece, assim como os posicionamentos e as medidas tomadas por seus concorrentes.
Os resultados atuais do seu negócio não satisfazem os seus objetivos?
Inovar significa reinventar o modo operacional do seu negócio, por menor que seja essa mudança. Você pode alterar o layout da sala de produção, trabalhar com um novo parceiro na área de contabilidade ou adotar um software para a automação de atividades: toda modificação é bem-vinda quando planejada e aplicada corretamente.
Você está só começando. Inovar é simples, porém demanda trabalho duro. Entenda seu mercado, aprenda sobre gestão nas mais diferentes áreas (gestão do conhecimento, gestão de projetos, gestão estratégica, etc.), saiba como fazer um marketing que irá alavancar suas ideias, busque continuamente fontes de recursos públicos e privados para inovação. O erro sempre fez parte da inovação de processos, portanto, utilize as suas falhas para mostrar ao seu time que todos podemos cometer pequenos enganos. Isso ajuda na melhoria do clima do ambiente de trabalho e fomenta o engajamento de todos em um só objetivo: o crescimento saudável da gestão.
Não se desmotive se o processo parecer lento no começo e as primeiras ideias não derem certo, pois o estudo e o trabalho contínuo serão recompensados com resultados futuros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s