O que é um CFO?

Chief Financial Officer (CFO)

O Chefe do Setor Financeiro, diretor financeiro ou CFO é o responsável pela administração dos riscos financeiros de um negócio.

Esse executivo é também responsável pelo planejamento financeiro da empresa. Tecnicamente o CEO é o seu superior, pois, na prática, quem manda no dinheiro manda na empresa.

Hoje em dia, é indispensável os serviços de um CFO, ou Diretor Financeiro para uma empresa. Um cargo de elevada responsabilidade.

Todo diretor financeiro de uma empresa de grande porte, geralmente é chamado de CFO. Esse termo é empregado para denominar o executivo sênior responsável pela gestão das finanças de uma empresa. Ele é o principal responsável por traçar as metas e objetivos de uma empresa. Claro, visando sempre seu crescimento e desenvolvimento interno.
Podemos dizer basicamente que um CFO complementa o trabalho de um CEO de uma empresa, seu trabalho gera um impacto significativo nos resultados de uma companhia.
Seguir a carreira de CFO não é uma tarefa fácil, pois exige do profissional muita experiência, raciocínio lógico e uma base educacional em contabilidade e finanças bastante aprofundada.

DEFINE O FUTURO DA SUA EMPRESA

Um CFO é responsável também por determinar o futuro financeiro da empresa. Ou seja, com base na situação atual, ele deve fazer projeções futuras e decidir quais os melhores investimentos que uma empresa deve realizar.
Dentro do mercado financeiro, a posição desse diretor geralmente é a terceira mais importante entre os executivos de uma empresa, pois as suas decisões podem impactar tanto positivamente quanto negativamente um negócio.
Os profissionais que chegam a esse estágio de carreira costumam ter uma boa graduação, MBA em universidade respeitada e inglês fluente.

A BASE DO SUCESSO É iniciar uma ofensiva estratégica.

Questões como: análise de riscos, novos investimentos e aquisições são de sua responsabilidade.
Em todos os tipos e tamanhos de organizações, o CFO trabalha, cada vez mais, em parceria com o CEO e conselhos de administração, para ajudar no planejamento estratégico de longo prazo. Dentro de uma empresa, ele ajuda a avaliar a produtividade e a procurar áreas de eficiência que possam ser desenvolvidas para aumentar ainda mais a rentabilidade da companhia.
O CFO não é responsável somente pelo passado da empresa e pela sua situação financeira atual, mas é também parte integrante do futuro financeiro da organização. Este executivo deve ser capaz de identificar e relatar quais áreas da empresa é mais eficiente e se capitalizar a partir desta informação.
Devido ao papel de organizador, de captador e de aplicador dos recursos de uma companhia, a tendência é que, cada vez mais, o CFO seja obrigado a se inteirar sobre as opções de investimentos. Isso pode se dar de muitas formas. Esse profissional tanto precisa saber quais as melhores opções de investimentos para “guardar” o dinheiro da empresa e fazê-lo render quanto necessita entender profundamente sobre indicadores de rentabilidade em um investimento interno.
O tempo passou, as empresas se atualizaram e a função do CFO evoluiu em conjunto com as demais transformações do mercado de trabalho. Assim, não é de se estranhar que a figura do diretor financeiro que passava o dia inteiro calculando deu lugar a um executivo com visão de negócio, estratégia na veia e olhar para o futuro.
É claro que o meio empresarial vai continuar a se desenvolver e a mudar de maneira tanto esperada quanto inesperada. Mas os líderes financeiros podem construir defesas e tomar medidas preventivas para fazer com que seu cargo não morra no futuro e construir capacidades funcionais de finanças para explorar oportunidades e gerenciar riscos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s