O que é um CTO?

O chefe de tecnologia

Se você se identifica com esse tipo de ambição, deve, pelo menos, ponderar sobre uma recente e próspera carreira: a de CTO – Chief Technology Officer ou Diretor-Chefe de Tecnologia.
Na gestão de empresas, há diversos títulos para designar os C-levels, termo que se usa para denominar “chefe” ou diretor de uma área.
Ela é uma ocupação mais estratégica do que de informática. Erroneamente, muitas pessoas acreditam que esse cargo cumpre funções estritamente técnicas, de suporte aos desenvolvedores de Tecnologia da Informação (TI).

A Importância do Chief Technology Officer

A responsabilidade de um CTO é coordenar toda a operação técnica e manutenção do TI. É ele que está focado em como criar e contratar tecnologia, como usar novas ferramentas para reduzir custos e aumentar a eficiência do sistema.
Afinal de contas, muitos entendem de transações comerciais, porém pouquíssimos acumulam habilidades de desenvolvedor de aplicações e de gestor. Por isso, há uma lacuna de vagas à espera de novos prodígios da tecnologia.
Na iniciativa privada tradicional também existem CTOs. Isso porque, na atualidade, as empresas buscam incessantemente encontrar as melhores soluções de computação e de Internet para seus propósitos.
Na iniciativa privada tradicional também existem CTOs. Isso porque, na atualidade, as empresas buscam incessantemente encontrar as melhores soluções de computação e de Internet para seus propósitos.

Principais Responsabilidades do CTO

O chefe de tecnologia também vai escolher o grupo de TI que atuará em seus projetos, garantindo o treinamento necessário para que o time tenha alta qualidade e também seja criativo. Por isso, a função vai muito além do desenvolvimento web.
Por exemplo:
• Identificar oportunidades e riscos para o negócio.
• Gerenciar pesquisa e desenvolvimento (R & D).
• Aplica tecnologia de monitoramento e analisa tendências sociais que poderiam afetar a empresa.
• Participar nas decisões de gestão sobre o governo das sociedades.
• Comunicar a estratégia de tecnologia da empresa a parceiros, gestão, investidores e colaboradores.
• Manter as informações atuais sobre os padrões tecnológicos e normas de conformidade.
Por isso, podemos dizer que assim como CEO, que é o presidente da empresa, o CTO também é um profissional extremamente importante para as organizações. Afirmo isso porque é dele a função de tangibilizar as estratégias e transformá-las em tecnologias e soluções palpáveis.
Sem seus conhecimentos, pesquisas e liderança, as empresas de tecnologia ficam sem o aporte necessário ao desenvolvimento de suas ideias, melhorias, inovações e crescimento contínuo. Valorize esta função e obtenha grandes resultados!
Sendo assim, a importância do CTO só aumenta. É simples: o futuro está na Internet e nenhuma política corporativa vai adiantar sem uma plataforma digital de qualidade, capaz de suportar e propiciar aquilo que o consumidor quer.

Invista no seu desenvolvimento pessoal e profissional

Todos os dias, nascem dezenas de novas startups, todas sedentas para alcançar o negócio escalável, o que abre um leque imenso de oportunidades. Para surfar em cima dessa onda — em vez de ser engolido por ela — invista bastante na qualificação.
Aprenda quanto tempo cada funcionalidade leva até ser construída e conheça a fundo as nuances do desenvolvimento, como quais os recursos físicos, humanos e financeiros imprescindíveis para o projeto.
Entenda um pouco sobre cada uma das técnicas: nativas, híbridas, para desktop, para mobiles, enfim. Dessa forma, você terá em mãos todos os instrumentos para cumprir a principal incumbência de um CTO: trazer escalabilidade para um produto ou um serviço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s