Vendas por Telefone

Os times de vendas das empresas têm sofrido mudanças radicais nos últimos anos, e o principal protagonista desta mudança é, sem dúvida, a internet.
Realizar vendas por telefone não é tarefa fácil. O desafio que se impõe é como prender a atenção do possível cliente, sem que ele trate a sua ligação como outras tantas.
O problema desse tipo de contato pelo telefone pode ser uma faca de dois gumes quando você erra logo de cara em detalhes que são imprescindíveis. E o primeiro é não perceber que a pessoa que está do outro lado da linha quase sempre não está preparada para aquilo, então é um erro que colocar tudo a perder não saber para quem você está ligando ou deve ligar.

Quanto melhor é a atenção ao cliente, maior é o sucesso das vendas por telefone.

Na atualidade, os consumidores buscam experiência de compras diferenciadas, nas quais sintam que foram atendidos de maneira única.
Nesse sentido, as vendas por telefone oferecem uma grande vantagem, uma vez que a ligação oferece a possibilidade de uma conversa próxima e individualizada.
Agrade a pessoa que atendeu, faça ela se sentir valorizada e ter a impressão de estar falando com alguém tão interessante que fará de tudo para te levar para onde você quiser dentro da empresa. E talvez isso possa fazer uma enorme diferença para seus objetivos.
Já atendi telefonemas de vendedores querendo me vender sem saber o que eu realmente preciso. Elabore sua pergunta de ouro, pois com ela, o cliente lhe dará as informações que você precisa para convencê-lo.
Imagine que um vendedor de software liga para um possível cliente e, antes de oferecer o produto, pergunta: “Qual é o problema que você enfrenta com seu atual software”? A partir daí, sua solução fica bem mais interessante para o cliente.

Utilize estrategicamente as métricas de vendas

Não existe uma forma mais efetiva de melhorar seus resultados de vendas por telefone do que mensurar o desempenho do que é feito por sua área comercial.
É necessário coletar dados para medir o trabalho da operação e saber quando e como melhorar os processos para atingir melhores resultados.
Indicadores como números de chamadas realizadas e rejeitadas, horários em que as ligações foram mais eficazes ou principais objeções dos clientes são indispensáveis para a gestão.

a venda “fechada”

Mas lembre-se que a ligação de prospecção é bastante rápida. Portanto, tenha em mãos esses materiais e simplesmente ofereça para o prospect. Você pode enviar mais detalhes por e-mail e isso vai gerar uma continuidade na conversa.
Treine sua equipe: Uma equipe que vende bem precisa ter um treinamento adequado para aprender as melhores técnicas de venda por telefone. É importante que esses cursos sejam frequentes e focados nas principais dificuldades. Além disso, vale também fazer os funcionários passarem por simulação de situações reais, para que eles estejam preparados para converter um cliente que não se mostra tão interessado de início.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre técnicas de vendas por telefone? Se você souber de mais alguma é só escrever nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s