Inteligência Financeira | Você sabe usar a sua?

Como está sua Vida Financeira?

Você tem ficado mais rico ou mais pobre? Como está sua Geração de Renda? Para onde vai seu Dinheiro? Você sabe qual é seu Hábito de Consumo? Seus Investimentos estão gerando o Resultado Esperado?
Hoje em dia é muito comum ver pessoas cheias de dívidas. Com as facilidades de compra que os comerciantes anunciam, o consumidor acaba se iludindo e comprando mais do que recebe, e por vezes adquirindo produtos que ele sequer necessita, só pelo prazer da compra.

Ter uma estratégia de organização financeira pessoal significa ter uma vida com maior liberdade; não viver atordoado com as preocupações financeiras; poder escolher, por exemplo, não permanecer num emprego monótono ou mesmo hostil – que afeta negativamente a saúde física e emocional; e, por fim, poder proporcionar uma melhor qualidade de vida para si e para a família.

Ter conhecimento sobre o mercado financeiro e seus produtos, ter disciplina para poupar dinheiro, ter consciência de seu perfil de investidor, ter controle das finanças pessoais, ter as contas em dia, despesas controladas e organizadas e, é claro, ter a noção clara dos seus objetivos de vida – que são o que definem seus objetivos financeiros – são algumas das características inerentes à aplicação da inteligência financeira.
A realidade de muitas pessoas, empregados ou empreendedores é acordar pela manhã e correr atrás da máquina. No entanto, chega um momento em que o desânimo e a infelicidade tomam conta da vida de muitos. Trabalhar apenas para pagar contas é praticamente uma escravidão em que você não é livre para planejar e realizar sonhos.

Ter dinheiro não é sinônimo de inteligência.

Entende-se aqui como inteligência financeira a capacidade de lidar com o dinheiro de uma forma que seja possível prosperar, cooperar e ser feliz. A primeira questão que preciso ressaltar é que ter uma conta bancária gorda nem sempre quer dizer que há muita inteligência financeira na mente de alguém.

O desenvolvimento da inteligência financeira está diretamente ligado à capacidade de tomar boas decisões no que se refere ao nosso dinheiro. Para alcançar essa habilidade, é necessário cultivar bons hábitos e adquirir conhecimento sobre o mercado. Mas não se preocupe você não precisa se tornar um especialista para conseguir tomar fazer as melhores escolhas financeiras. Claro que ter certo conhecimento ajuda muito nesse caminho, mas a boa notícia é que é possível lidar com suas finanças de forma inteligente com técnicas simples.

O investimento é uma espécie de remuneração para o seu “eu do futuro”. Por isso, ele deve ser sua prioridade: encare-o como uma despesa regular, como as contas, o aluguel e as prestações. Assim que receber seu salário, aplique aquele dinheiro. Existe um conceito chamado “Pague a si mesmo” que exemplifica bem esta prática. Ter essa disciplina pode fazer a diferença.

Fazer compras à vista é uma ótima estratégia para poupar dinheiro. Ela evita que você gaste aquilo que não tem e fique enrolado com o cartão de crédito. Lembre-se que muitos estabelecimentos concedem descontos para compras feitas à vista.
Invista. Tão importante quanto poupar, é fazer seu dinheiro render.
Entenda a importância do tempo. Pequenos valores investidos crescem exponencialmente ao longo do tempo, graças à força dos juros compostos. Por isso, começar o quanto antes é essencial para construir patrimônio e alcançar seus objetivos.
Com essa característica bem desenvolvida e conhecimentos sobre gestão financeira, você poderá desenvolver novas estratégias de relacionamento com o dinheiro, objetivando ter prosperidade e abundância.

Agora, você tem em mãos grandes motivos para começar a desenvolver a inteligência financeira em sua vida. Seja consciente e mire no futuro. Ter inteligência financeira também é isso! O que você está esperando para começar a agir? Estamos combinados?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s