GATILHOS MENTAIS: Você conhece e sabe para que serve?

Todo o seu trabalho em vendas se resume a conquistar uma palavra: sim. Do primeiro ao último “sim” há um universo de estratégias, todas com o objetivo de ajudar o cliente a tomar decisões.

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas. Os gatilhos mentais para vendas são uma tática muito útil para criar atalhos no processo de decisão.
Se você perceber como as pessoas ao seu redor se comporta, verá que somos todos movidos por desejos semelhantes. Dessa forma, existem maneiras de como usar gatilhos mentais para influenciar e estimular determinadas ações.

Quantas decisões você toma em um dia comum?

Não nos damos conta, mas tomamos cerca de 35 mil decisões todos os dias.
Para estimular seus prospects e conseguir um “sim”, você precisa pegar um desses “atalhos” e acessar o sistema rápido de pensamento para desencadear reações automáticas, intuitivas.

Treine essas habilidades, é legal você se questionar:
• Como posso facilitar a tomada de decisão e ajudar o cliente a fazer boas escolhas?
• Como vou acelerar esse processo e ganhar todos os “sim” necessários até fechar negócio?

Só preciso disso para vender mais?

Esse é a apenas o começo, para poder aprofundar mais assista o vídeo acima desse artigo, nele eu mostro algumas estratégias avançadas para que você consiga gerar resultados realmente satisfatórios em seu negócio.

Use os gatilhos mentais com sabedoria

No entanto, para ter os efeitos desejados, mais do que usar os gatilhos certos no momento certo, você deve entregar algo que agregue valor ao seu cliente. Se você não o fizer, parecerá que está apenas manipulando-o para comprar seu produto, o que, a longo prazo, prejudica a imagem de sua empresa.

O segredo é aprender quando atrair e quando converter seus leads. E você deve sempre oferecer conteúdo valioso, independentemente do estágio do funil de compras em que o prospect esteja.

Gatilho Mental da Escassez

Esse gatilho ativa o estado de urgência na pessoa, em vendas faz com que o seu cliente indeciso tome uma decisão rápida a respeito da compra do seu produto ou serviço. Esse gatilho é muito poderoso e sempre deve ser utilizado de forma ética.
Você também pode delimitar uma data para o encerramento da oferta, quando você faz uma oferta restrita pela quantidade ou pelo tempo consegue ativar o comportamento de urgência nas pessoas, fazendo com que elas saiam do estado de inércia e entrem em ação.

Gatilho Mental da Reciprocidade

Esse gatilho mental ativa a necessidade de retribuição na pessoa, em vendas faz com que o cliente sinta internamente uma “obrigação” em retribuir algo a você, no caso a compra de um produto. Esse gatilho faz com que o cliente também baixe a guarda e fique muito mais aberto a receber a oferta.

Gatilho Mental da Curiosidade

O gatilho mental da curiosidade ativa um processo extremamente poderoso no cérebro, normalmente ele abre uma janela de pensamento incompleto na pessoa, e nosso cérebro fica com essa janela aberta até que a informação que esteja faltando seja completada.

Prova Social

Quer gostemos de admitir ou não, as multidões são forças poderosas. Os humanos são inescapavelmente sociais e uma simples verdade é que adoramos atuar em matilhas.
A prova social é exatamente o que parece: aproveite os depoimentos, endossos e avaliações que vêm de pessoas reais que falam de você.

Autoridade

Temos uma forte tendência a atender pedidos de autoridades. Esse gatilho mental é poderoso e, se você deseja ter sucesso nas vendas, é essencial que construa autoridade no mercado e se apresente como especialista na sua área.

Além de afetar o seu negócio, os clientes logo perceberão que tomaram uma decisão errada, perderão a confiança em você e o seu churn vai aumentar em pouco tempo.

Por isso, aja sempre com ética e respeito: use os gatilhos mentais em vendas para estimular o lado emocional e intuitivo dos seus prospects, ajudando-os a perceberem as necessidades e soluções para o problema.

Só assim eles vão tomar decisões acertadas!

E agora, está ansioso para começar a usar gatilhos emocionais para vendas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s