Vilões que Afetam o Lucro da sua Empresa.

Por falta de tempo, muitos gestores se descuidam das atividades da organização. Com isso, percebem que o lucro da empresa diminui, mas não conseguem identificar a causa.
Se você é ou quer ser dono do seu próprio business, com certeza já parou para pensar na responsabilidade que será colocada em suas mãos e se a margem de lucro será suficiente. Lidar com tudo que acontece na sua empresa – fluxo de caixa, gestão de pessoas, lucro, pagamento de impostos, etc é um desafio, e você precisa estar preparado.
Às vezes, a pressão e a inexperiência podem fazer com que seja difícil promover o negócio corretamente. Isso pode levar a erros perigosos que irão afetar sua margem de lucro.

Não fazer planejamento financeiro

A verdade é que praticamente todos os aspectos presentes em um negócio podem se tornar os erros que prejudicam o lucro da empresa. E tudo começa com o próprio planejamento financeiro, afinal, quando ele não existe na sua empresa tudo pode acontecer, inclusive, atrapalhar os ganhos com a comercialização de produtos e serviços.
Não adianta achar que está tendo lucro se não existe um acompanhamento financeiro adequado. Quanto mais manual for o trabalho, maior será a possibilidade de acontecerem equívocos, como valores errados ou falta de registros.
Então, para não errar na administração do seu empreendimento tenha as movimentações bem registradas, como contas a pagar, contas a receber, faturamento e os demais dados do mês. Assim, é possível fazer previsões, saber o quanto se pode gastar o quanto a sua empresa vende e outros fatores que devem ser considerados ao fazer o planejamento financeiro.
É preciso dar a devida atenção à área financeira, preferencialmente tendo uma pessoa focada e responsável, e que conheça bem o assunto.
O acompanhamento deve ser diário, assim como a identificação de redução de custos e de possibilidades de aumentar a lucratividade.
A questão é que ao visualizar as finanças da sua empresa, por meio de número, é possível identificar padrões, comportamentos de mercados e isso ajuda você a nunca ser pego de surpresa.

Não investir nas ferramentas tecnológicas

Erra também quem não investe nas ferramentas tecnológicas que são outras maneiras de seguir as tendências do mercado. A questão é que, atualmente, as empresas estão tendo que lidar com muito mais dados e informações do que uma vez e, para gerenciar tudo isso de forma adequada, a tecnologia se tornou praticamente obrigatória.
A automação de tarefas é uma ótima saída para agilizar o processo, diminuir os erros e até mesmo evitar que os colaboradores fiquem sobrecarregados.

Equipe despreparada

EQUIPE DESPREPARADA: RESULTADO NEGATIVO
É crucial manter uma equipe alinhada e preparada para o que vier. Conhecer sobre empresa, seus valores e cultura faz 100% de diferença.
Se a equipe não conhece bem os objetivos da organização e os processos da empresa, não conseguirá executar um trabalho benfeito, por mais que se esforce. É preciso que todo colaborador receba um treinamento e, constantemente, passe por reciclagens.
Esteja sempre atento às atividades de mais impacto no trabalho — até mesmo no lucro —, e busque focar nelas, realizando treinamentos específicos e reforçando os procedimentos.

Não definir preços adequados

Outro dos erros que prejudicam o lucro da empresa é bastante óbvio, mas pode estar passando despercebido, que é a má definição dos preços dos produtos ou serviços vendidos pelo seu negócio. É importante que o valor de cada item reflita o gasto que se tem com mão de obra, matéria prima e demais despesas envolvidas no processo produtivo ou na prestação do serviço.
Mesmo definir um preço muito acima do necessário, a fim de alcançar lucros maiores, é um erro. Porém, quando o preço é menor do que os gastos envolvidos as chances de prejuízos que podem levar a sua empresa à falência são grandes. E se o preço adequado tornaria o produto muito caro, então, está na hora de rever os processos envolvidos, os quais devem sofrer cortes.
Assim, o melhor é que o preço seja adequado para o seu público alvo, lucrativo para a sua empresa e que esteja na média em comparação aos seus concorrentes, tornando-o competitivo.

A situação é comum: muitos empreendedores abrem suas empresas sem saber nada sobre finanças e vão tocando o negócio na base da intuição.
O problema é que sem muita técnica, ferramentas e profissionais que estejam habituados a lidar com números, fica difícil saber se o negócio dá lucro de verdade.
Empreendedores inteligentes colhem bons benefícios ao investir nos seus colaboradores e programar um programa de educação financeira — o que pode ser a chave para a resolução do problema. Os resultados no aumento da produtividade são nítidos.
Apurando cuidadosamente de onde o dinheiro vem, para onde ele vai e planilhando tudo com cuidado, fica muito mais fácil saber se a loja realmente está lucrando, ou o dinheiro até entra, mas sai na mesma velocidade.
Agora você já tem uma ideia melhor do seu lucro, que tal aprender mais sobre finanças?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s