INOVAÇÃO + GESTÃO = RESULTADOS

Por vezes pensamos demasiado em ideias de negócios. Outras vezes nem sequer pensamos e limitamo-nos a copiar o que o vizinho está a fazer. Mas a verdade é esta: se o negócio for mesmo bom, ele vai ter sucesso.
Diferente do que muitos pensam, não existe fórmula mágica para gerar insights de novos negócios, mas, por mais que pareça óbvio, uma boa maneira de se ter uma boa ideia é não ter medo de sonhar grande e ter muitas ideias.
O que é ser uma empresa inovadora?
Inovação é um conceito frequentemente confundido com tecnologia, mas é possível apresentar algo novo ao mercado sem se valer de ferramenta alguma. Hoje a inovação não é apenas um fator de competitividade, mas sim de sustentabilidade e longevidade.
Então, para aprender como ser uma empresa inovadora, é possível se espelhar em muito daquilo que líderes do mercado fazem hoje. O questionamento é parte da inovação e, é claro, precisa estar integrado a uma estratégia.

Se destacar da concorrência e ser reconhecido pelo cliente E PELO MERCADO.

E gestão pode ser a palavra chave para definir o caminho para buscar estas inovações. Existem segmentos e áreas em que é mais difícil inovar, mas o esforço deve ser, sempre, agregar valor em busca da sobrevivência E DESENVOLVIMENTO da empresa.
Colocá-la em prática demanda recursos, dedicação e tempo.
Comece qualificando-se com relação a si próprio. Depois, mire a concorrência. Só nunca se esqueça do cliente, pois ele é e sempre será o fiel da balança.
Para que as ideias surjam e a inovação aconteça, é preciso que haja tolerância ao erro. Muitas ideias antes de serem benéficas ao negócio, podem em suas primeiras tentativas dar errado. O importante, quando as coisas não derem certo, é cuidar da equipe, de quem deu a ideia e de quem a executou para que haja uma reflexão que traga aprendizado a todos.
Não confunda inovação com invenção.
Uma simples alteração em um produto ou serviço pode ser considerada um tipo de inovação, desde que seja ofertado para fins econômicos. A inovação é resultante de um processo sistemático no qual envolve muita pesquisa e observação.
As 3 melhores práticas para promover e acelerar uma inovação radical e confiável:
1. Ter um processo claro e estruturado para gerenciamento da inovação.
2. Encorajar e recompensar pessoas inovadoras.
3. Criar uma cultura conectada em que a ideia de compartilhamento seja facilitada e onde todas as partes que contribuíram para algo sejam reconhecidas e recompensadas.
O panorama do mercado muda constantemente e, com ele, a dinâmica interna das empresas. Quem dita às tendências de cada setor é quem muda para se adaptar às novas necessidades. Por isso, não tenha medo de programar ideias e mudar um processo.
TENHA ETAPAS E METAS BEM DEFINIDAS
De todo modo, além do pontapé inicial, o principal fator que auxilia a concretização de projetos é a definição de metas e etapas. Conhecendo o trajeto, as ações podem ser colocadas em prática, de modo que, ao atingir os objetivos menores, nos aproximamos do objetivo final.
Com isso e com as demais dicas mencionadas, você conseguirá enfrentar de maneira adequada os principais desafios da gestão de inovação e programar mudanças positivas na sua empresa.
E sua empresa é inovadora? Compartilhe conosco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s